• Griffe School

Petar

A natureza como sala de aula

Um roteiro voltado para a aprendizagem.

A viagem pedagógica para o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) é muito rica em oportunidades de aprendizagem, permitindo que os alunos entrem em contato com a realidade do Vale do Ribeira, onde está a maior parcela contínua de Mata Atlântica do país.

Educação ambiental com aventura e segurança.

A viagem pedagógica para o PETAR é uma excelente aula de educação ambiental. Além disso, ela possibilita aos alunos a vivência e o aprofundamento de seu conhecimento em temas como: relevo – agentes transformadores, formas do relevo, relevo brasileiro; paisagens vegetais do Brasil – Mata Atlântica; águas no Brasil – águas subterrâneas; dependência da natureza – desenvolvimento sustentável; economia rural – extrativismo vegetal; cartografia; a água e os seres vivos; solubilidade na água; ciclo da água; solos – formação e características, erosão; interações ecológicas entre espécies; ecossistemas e biomas – biomas brasileiros. Além disso, é possível aproveitar a própria viagem para trabalhar conteúdos de Física do 8º ano do Ensino Fundamental: tipos de movimento; movimento uniforme; velocidade média.

Entre em contato conosco

Principais Atrações
O principal objetivo do Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito é fornecer informações sobre a importância do palmito para a Mata Atlântica e apresentar alternativas para sua produção sustentável. A visita à Caverna do Diabo e às cavernas de Santana e do Alambari de Baixo, no PETAR, oferecem uma excelente oportunidade para a aprendizagem de geologia e hidrografia. A exuberante natureza do parque é uma aula viva de biologia e educação ambiental.

CENTRO TUZINO

O Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito é um espaço destinado à difusão da cultura e das práticas de manejo sustentável do palmito, através de atividades de educação ambiental. Além de trilhas autoguiadas, áreas-modelo e placas informativas sobre cada etapa do crescimento do palmito e sua importância para a manutenção da fauna silvestre, o Centro conta com um viveiro para produção de mudas e um núcleo de visitação, onde são desenvolvidas atividades educacionais.

CAVERNA DO DIABO

A Caverna do Diabo é a mais visitada do Brasil, tanto pela sua beleza incomparável como pelas facilidades instaladas. As formações da caverna são imensas, existem colunas com mais de 5 metros de diâmetro e 20 metros de altura. Os primeiros salões chegam a 60 metros de altura. A parte turística da caverna, cerca de 500m, possui iluminação, pontes de alvenaria e canalizações. As facilidades instaladas na caverna permitem que qualquer pessoa possa visitá-la, mas são, sem dúvida, uma alteração lamentável no ambiente da caverna.

PETAR

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abriga um valioso patrimônio natural, composto por sítios paleontológicos, arqueológicos e históricos, além da grande diversidade biológica característica da Mata Atlântica. A formação montanhosa e a densa vegetação presentes na região funcionam como uma barreira aos ventos que vêm do Atlântico Sul, causando uma alta precipitação chuvosa. A ação da água ácida nas rochas calcárias durante milhares de anos propiciou a formação de cavernas com piso, paredes e tetos ornamentados por inúmeros espeleotemas (estalactites, estalagmites, colunas, cortinas, etc.).

CAVERNAS

Correndo rápido pela acentuada declividade desta porção da Serra de Paranapiacaba, as águas pluviais, saturadas de ácido carbônico proveniente de solos altamente úmidos, abrem dutos e galerias, originando um dos espetáculos mais incríveis da natureza, as cavidades naturais ou cavernas calcárias. Seus impressionantes e magníficos espeleotemas (estalactites, estalagmites, cortinas, colunas, flores, e etc.) atestam esta continua e lenta evolução. No PETAR existem mais de 250 cavernas catalogadas, o maior número em uma única área na América Latina. São encontradas cavidades naturais de diferentes tipos e dimensões, horizontais (chamadas de grutas ou cavernas) ou verticais (chamadas de abismos).

CAVERNA DE SANTANA

A Caverna de Santana, a segunda maior do Estado de São Paulo, é considerada uma das mais belas cavernas do Brasil. Ela é rica em formas e espeleotemas, formações esculpidas na rocha pela ação da água da chuva, algumas com formatos esquisitos e outras com colorações surpreendentes. O CAVALO é uma das mais conhecidas, o formato e a cor das rochas lembram muito o pescoço e a cabeça de um cavalo. Não há trechos difíceis na Caverna de Santana, sua exploração é fácil para pessoas de qualquer idade.

CAVERNA DO ALAMBARI DE BAIXO

A caverna tem este nome devido ao rio que entra em seu interior, o rio Alambari. Logo no início da caverna abre-se um grande salão, iluminado pela luz indireta do sol, com visual deslumbrante. Após descer sobre grandes blocos abatidos, no interior da caverna, encontra-se o rio Alambari. É um conduto subterrâneo que escoa a água do rio de um lado para outro de um grande morro. A caverna não apresenta muitas dificuldades e é considerada como uma das mais fáceis do PETAR, mesmo com a travessia do rio dentro da caverna.
Lista de itens

• Transporte Rodoviário em ônibus executivo: Origem/Centro Tuzino/Caverna do Diabo/PETAR/Origem.
• Serviço de bordo (água, refrigerante e snacks);
• 2 noites de hospedagem na Pousada Rupestre, no Bairro da Serra, em Iporanga, com café da manhã;
• Inclusos almoços e jantares, sem bebidas;
• No dia 2 o almoço será um “lanche da trilha”;
• Visita ao Centro Tuzino de Educação Ambiental e Difusão do Palmito;
• Visita à Caverna do Diabo;
• 2 dias de visita ao Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), com exploração de cavernas;
• Guias especializados para as atividades propostas;
• Pulseira de identificação exclusiva;
• Seguro e assistência viagem com cobertura de até de até R$30.000,00;
• Completa assistência da Griffe de Viagens.