Turismo e Educação – Definição de Termos

O turismo, qualquer que seja sua modalidade, é uma atividade educativa, na medida em que “todo turista aprende sobre os diversos aspectos que o destino lhe oferece” (OMT, 2003). Entretanto, há um segmento específico do turismo em que os roteiros estão “voltados para locais históricos, culturais ou científicos importantes, [sendo normalmente] coordenados por um professor especializado” (IBID). Esse tipo de turismo tem características específicas e abrange diferentes tipos de viagens. O objetivo deste post é apresentar os tipos de viagens relacionados à educação formal e a nomenclatura utilizada para designá-las, tanto no universo acadêmico como no mercado do turismo.

Os termos TURISMO EDUCACIONAL, TURISMO ESTUDANTIL, TURISMO PEDAGÓGICO e ESTUDOS DO MEIO são comumente utilizados para se referir a “atividades extraclasse […] vivenciadas pelos alunos como forma de complemento de um conhecimento abordado em sala de aula, envolvendo deslocamentos e/ou viagens” (Ansarah, 2001). Os três primeiros, apesar de bastante semelhantes, têm características específicas que os distinguem. Já os estudos do meio são uma modalidade específica, que será apresentada adiante.

Antes de definir cada tipo de turismo, vamos relembrar o significado dos termos que os caracterizam:

• EDUCACIONAL – relativo à educação, a ação de ensinar alguém a aperfeiçoar suas capacidades intelectuais ou morais; está associado à educação formal;
• ESTUDANTIL – relativo a estudantes;
• PEDAGÓGICO – relativo à pegagogia – conjunto de princípios, métodos, técnicas e estratégias de educação e do ensino.

O termo TURISMO EDUCACIONAL, apesar de estar normalmente associado ao Grand Tour , é o mais amplo de todos, e pode englobar os demais tipos de turismo relacionados à educação. Ele é caracterizado por viagens com um programa estruturado ou formal, com acompanhamento de professores especializados. Sua motivação é a aprendizagem sobre história, cultura, sociedade e outros aspectos do destino.

O TURISMO ESTUDANTIL é voltado a complementaridade do conhecimento obtido na educação formal, estando associado à formação cultural em línguas, artes, história etc., e a comemoração da conclusão de um ciclo de estudos. O turismo estudantil engloga os PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO e as VIAGENS DE FORMATURA.

Já o TURISMO PEDAGÓGICO está intimamente ligado aos objetos de estudo dos alunos, com o objetivo de promover uma complementação prática da teoria tratada em sala de aula. O Turismo Pedagógico engloba duas modalidades:

• ESTUDOS DO MEIO – com duração máxima de um dia;
• VIAGENS PEDAGÓGICAS – quando há pelo menos um pernoite.

Esta breve descrição não esgota as modalidades do turismo educacional (aqui considerado em sentido amplo, como o conjunto de todas as modalidades turísticas relacionadas à educação). Mas a apresentação e definição das principais categorias desse tipo de turismo é fundamental para a compreensão da importância do turismo para a educação, seja ela formal ou não.

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REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Ansarah, M. G. R. Teoria geral do turismo. Em: Ansarah, M. G. R. (Org.). Turismo: como aprender, como ensinar. São Paulo: SENAC, 2001.

OMT – Organização Mundial do Turismo. Turismo internacional: uma perspectiva global. Porto Alegre: Bookman, 2003.

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